
Conheça as vantagens de antecipar seus recebíveis usando um FIDC
Você sabe o que é um FIDC? Entenda como antecipar seus recebíveis por meio desses fundos de investimento!
Imagine a seguinte situação: De um lado, temos o empresário que necessita de capital de giro e busca maneiras de levantar recursos no curto prazo, tanto para arcar com as despesas operacionais, quanto para aproveitar oportunidades em seu negócio. Do outro lado, encontramos investidores que desejam aplicar seus recursos em ativos que tragam um retorno financeiro mais interessante. Para unir essas duas pontas, temos o processo de securitização, sendo o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) um dos mecanismos possíveis para juntar quem busca recursos com quem tem capital para investir.
Mas qual a relação entre a antecipação de recebíveis e os Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs)?
Antes de mais nada é importante saber que FIDCs são aplicações financeiras reguladas pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Os direitos creditórios são títulos a receber, como uma duplicata ou nota fiscal com vencimento futuro, obtidas pela empresa ao fazer vendas a prazo. Esses papéis, que também podem ser cheques pré-datados, contratos ou parcelas de cartão de crédito pertencem ao negócio, mas só serão liquidados na data de vencimento. Quando precisa de recursos imediatos, as empresas antecipam o recebimento, negociando os direitos creditórios com uma empresa de fomento mercantil, também conhecida por factoring.
Essa empresa toma posse dos direitos creditórios, ou seja, passa a ter o direito de receber dos seus devedores, pagando à vista pelo crédito futuro mediante um desconto. Uma das formas de levantar esses recursos para repassar ao seu negócio é por meio da securitização.
No processo de securitização, as contas a receber (chamadas de recebíveis ou duplicatas) são convertidas em títulos líquidos que podem ser negociados no mercado de capitais. Desse modo, os recursos poderão ser retirados de um fundo de investimentos. Este mecanismo permite que investidores apliquem seus recursos em fundos e recebam de volta conforme os devedores fazem seus pagamentos.
E qual a vantagem de antecipar recebíveis via FIDC?
Como você pode perceber, a antecipação de recebíveis é uma atividade financeira na qual o empresário pode solicitar recursos usando Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios. Operar com FIDCs representa muitas vantagens para o negócio, tais como:
– os FIDCs são isentos de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) como há uma desintermediação na operação, as taxas são mais interessantes que operações em bancos comerciais;
– trata-se de um crédito que não gera endividamento para o proprietário do título original, uma vez que ele está antecipando um recurso futuro que já lhe pertence;
– FIDCs são regulamentados há cerca de 20 anos pela Instrução CVM 356, de 2001. Sendo assim, é uma operação segura e consolidada com boa imagem no mercado de crédito. É um fundo administrado por uma empresa especializada e por equipes com expertise no mercado;
– não há reciprocidades bancárias, que poderiam tornar mais elevado o custo da operação;
– negociações com FIDCs envolvem um processo muito menos burocrático que um empréstimo bancário, com maior agilidade e transparência.
O mercado de FIDCs conta com regras bem fundamentadas e maduras que oferecem segurança tanto para o empresário que toma o crédito, quanto para os investidores que aplicam seus recursos. Representa dinheiro à vista para alavancar o capital de giro da empresa e fomenta novos negócios com taxas acessíveis e pouca burocracia.
Quer saber como antecipar seus recebíveis? Conheça as soluções da Capital Brazil e entenda como resolver agora mesmo seus problemas com fluxo de caixa!