
Desconto de duplicatas: como funciona? Será que vale a pena para o meu negócio?
Saiba o que é e como funciona o desconto de duplicatas, uma estratégia financeira inteligente para antecipação de recebíveis, indicada para empresas de todos os segmentos, mesmo em situação de negativação.
O desconto de duplicatas, também conhecido como antecipação de recebíveis, consiste no adiantamento dos títulos de crédito futuros de uma empresa por meio de uma operação de crédito com uma instituição financeira. Por meio de uma negociação entre o cedente (empresa que detém os títulos) e uma empresa financeira, esta compra ou assume o direito de receber diretamente dos sacados (pagadores) pelos títulos no momento de seu vencimento. A financeira paga pelos títulos à vista, mediante uma pequena taxa de desconto e o dinheiro é repassado na hora ao detentor original dos créditos.
Mas será que essa modalidade de crédito é realmente uma estratégia comercial inteligente para o seu negócio? Neste post, você vai entender melhor o que é o desconto de recebíveis, como funciona esse modelo de antecipação e quais as vantagens da operação para a sua empresa. Confira!
Entenda o que é e como funciona o desconto de duplicatas
Também chamado de antecipação de recebíveis, o desconto de duplicatas nada mais é do que o adiantamento de títulos de crédito pertencentes ao negócio. Assim, se sua empresa faz vendas a prazo por meio de cheques, boletos, notas promissórias, entre outros meios de pagamento, é possível antecipá-los e receber o dinheiro à vista, sem precisar esperar pelos vencimentos.
Para entender melhor, vale deixar claro o que é uma duplicata: De forma simples, a duplicata é um documento que representa uma promessa de pagamento feito entre duas partes, servindo como título a ser negociado em uma instituição financeira. Um boleto, por exemplo.
Quando falamos em desconto de duplicatas, estamos nos referindo à utilização desse documento como forma de conseguir crédito com uma instituição financeira.
A antecipação de recebíveis pode ocorrer de diferentes modos, entre os quais os mais usuais são:
- cobrança caucionada: as duplicatas são penhoradas, sendo que a empresa pode usar parte do montante para aditar o crédito;
- cobrança simplificada: a empresa obtém os créditos recebíveis referentes a todas as duplicatas. No entanto, se os sacados (pagadores) não cumprirem com o pagamento, o valor é cobrado da empresa originalmente proprietária dos títulos.
Conheça os encargos que incidem na operação de desconto de duplicatas
Ao descontar um título, sua empresa não receberá exatamente o montante total de face, pois haverá impostos, encargos administrativos e taxas descontadas. As principais taxas que incidem sobre operações de crédito são:
- Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) incidente sobre o valor nominal do título variando de acordo com as datas dos contratos.
- taxa de juros (ou de desconto): refere-se aos juros cobrados até a data de vencimento da duplicata, ou seja, quando a instituição financeira vai reaver o dinheiro;
- taxa administrativa: é um valor fixo que cobre as despesas de gerenciamento e operação, que pode variar entre as financeiras.
Afinal, a estratégia de antecipação de recebíveis vale ou não a pena para o seu negócio?
A antecipação de recebíveis apresenta muitas vantagens para empresas, incluindo as negativadas, especialmente, quando comparada às operações de empréstimos tradicionais. Com a operação de desconto de duplicatas, o empresário pode adiantar créditos que já pertencem ao negócio, de modo que ele não assume uma nova dívida, pois antecipa o que já é seu.
Por esse motivo, as taxas de juros são mais baixas do que as cobradas por grandes brancos e não implicam em contratos de longo prazo, o que contribui para um fluxo de caixa muito mais equilibrado e saudável. O empreendedor antecipa um dinheiro que será utilizado imediatamente, o que garante maior poder de negociação com fornecedores.
Vale lembrar que, diferentemente de operações de factoring e securitização de recebíveis – nas quais a instituição financeira assume a inadimplência dos devedores originais – , no desconto de duplicatas, a financeira pode voltar a cobrar do cedente (empresa que solicitou a antecipação) se o sacado não honrar com o compromisso.
É sempre importante avaliar as opções de crédito disponíveis no mercado para decidir qual é mais vantajosa conforme a situação atual da empresa. Em muitos casos, o desconto de duplicatas acaba sendo uma ótima alternativa — uma estratégia comercial inteligente para antecipação de recebíveis e obtenção de recursos financeiros de baixo custo e nenhuma burocracia, mesmo para empresas com algum tipo de restrição.
Quer saber como a Capital Brazil pode ajudar sua empresa a recuperar capital de giro? Então, navegue pelo nosso site e conheça nossas soluções!