
Debêntures: o que são e vale a pena fazer esse investimento?
Deseja aumentar sua rentabilidade e diversificar sua carteira? Então, conheça mais sobre as debêntures e entenda como esse tipo de investimento se encaixa no seu perfil!
O investimento em debênture pode ser uma das estratégias mais rentáveis em renda fixa disponíveis hoje no mercado. Tem atraído muitos investidores, especialmente com a baixa de juros e busca por opções que apresentam maior rentabilidade. Poucos, porém, sabem o que realmente essa modalidade representa.
Neste post vamos explicar em detalhes como funcionam as debêntures e se realmente vale a pena inserir esse ativo na sua carteira!
O que são debêntures?
Debêntures são títulos emitidos por empresas que desejam captar recursos para financiar seus projetos. É considerado um investimento de renda fixa, de médio a longo prazo, sendo uma ótima opção para diversificar a carteira de investimentos.
Pense da seguinte forma: as instituições financeiras podem emitir títulos para recolher recursos de diversas formas, como CDB e aportes armazenados na poupança. As empresas, porém, não contam com esses mecanismos. Entretanto, elas podem emitir debêntures com esse objetivo.
Elas podem ser comuns ou incentivadas. As debêntures comuns têm cobrança do imposto de renda, seguindo a tabela regressiva do IR que recai sobre a rentabilidade:
até 180 dias: 22,5%;
181 a 360 dias: 20%;
301 a 720 dias: 17,5%;
acima de 720 dias: 15%.
Já as incentivadas são emitidas por empresas que desejam financiar projetos de infraestrutura, como pontes, estradas, hospitais, entre outros, que beneficiam a população. Dessa forma, recebem incentivos do governo, sendo isentas de cobrança de Imposto de Renda.
As debêntures são compostas por títulos de dívidas das empresas. Ou seja, elas usam seus valores para receber como garantia a seus investidores. Para que sejam emitidas, precisam cumprir diversas exigências legais determinadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Isso garante maior segurança ao investimento.
Um aspecto importante a ressaltar é que as debêntures podem ser constituídas por meio de uma operação chamada securitização, em que uma empresa converte as contas a receber, como duplicatas, em títulos que podem ser negociados no mercado. Neste caso, as debêntures de uma securitizadora são formadas por títulos de dívidas de diferentes empresas.
Como investir em debêntures?
É possível investir em debêntures por meio de bancos, corretoras de investimentos ou mesmo de uma securitizadora. Neste último caso, o investidor não está aportando recursos para a dívida de apenas uma empresa, mas de diversos títulos, o que pulveriza o risco.
Será que esse tipo de investimento vale a pena?
O investimento em debêntures é vantajoso por diferentes motivos. Em primeiro lugar, entre os investimentos de renda fixa, as debêntures apresentam uma rentabilidade muito expressiva. Além disso, temos a diversificação dos investimentos, pois encontramos uma variedade bem ampla entre os diferentes tipos disponíveis, com riscos e liquidez distintos. Com isso, o investidor pode reduzir os riscos e aumentar o retorno financeiro.
Assim, se você está em busca de um investimento de alta rentabilidade e que lhe permite diversificar sua carteira, é só escolher a debênture que mais se encaixa no seu perfil e começar a investir hoje mesmo! A modalidade levanta recursos para as empresas e fornece rentabilidade para o investidor.