Será que realmente vale a pena investir em debêntures via securitizadora? Entenda melhor essa relação e as vantagens da estratégia!

A securitização é uma operação conhecida no mercado financeiro que se refere à prática de transformar títulos de crédito, como cheques e duplicatas, em títulos que podem ser negociados no mercado de capitais. As empresas que fazem esse tipo de operação são conhecidas como securitizadoras. Elas representam uma das principais formas de investir em debêntures.

No entanto, antes de iniciar esse empreendimento para diversificar sua carteira, é importante entender como funciona esse mercado e descobrir as vantagens para tirar o máximo de proveito desse tipo de investimento. Continue a leitura e saiba mais!

Como funciona o mercado de debêntures via securitizadora?

As debêntures são títulos de dívidas emitidos por empresas que desejam captar recursos, seja para projetos, seja para compor seu capital de giro. A securitização é uma das formas de fazer isso. Por meio dela, a empresa repassa seus direitos creditórios para uma securitizadora e recebe suas vendas a prazo à vista. A securitizadora transforma esses títulos a receber em títulos mobiliários ou debêntures.

Para entender melhor, considere o seguinte exemplo. Digamos que uma empresa tenha feito uma grande venda de mercadorias para um cliente, mas o pagamento será feito a prazo. Então, ela tem uma promessa de um pagamento futuro, mas precisa agora de recursos para custear as operações.

Para garantir esse valor à vista, ela vende essa dívida para uma securitizadora, que ganha o direito de receber do cliente devedor. Para antecipar os recebíveis da empresa, a securitizadora transforma esses títulos de dívidas em debêntures para reunir recursos por meio de investidores.

Assim, nesse mecanismo financeiro, temos três elementos:

  • a empresa que cede seus direitos creditórios em troca do pagamento à vista;
  • a securitizadora que intermediou a operação;
  • os investidores que injetam recursos.

    É possível investir em debêntures de diversas formas: bancos, corretoras de investimentos e securitizadoras. Mas esta última opção traz muitas vantagens para o investidor. Veja só!

Quais as vantagens de investir em debêntures por meio de uma securitizadora?

Em primeiro lugar, uma securitizadora reúne títulos de dívidas de diferentes empresas. Essa estratégia é conhecida como pulverização dos recebíveis, quando uma debênture é composta por vários recebíveis. Dessa forma, o risco se dilui.

Dessa forma, o investimento aumenta também as chances de boa rentabilidade e atinge um patamar de remuneração superior àqueles oferecidos pelos bancos ou por outros fundos de investimentos, como as debêntures negociados na Bolsa de Valores.

A segurança fornecida pela securitizadora é muito importante. Se o investidor ficar preso a debêntures lastreadas em recebíveis de apenas uma empresa, corre o risco de perder seus recursos se o negócio falir ou se seus clientes forem inadimplentes. Por outro lado, investir em debêntures via securitizadora, se não houver o pagamento da dívida, isso vai afetar apenas um percentual do título, e não a sua totalidade, mitigando o risco.

Por isso, quando falamos em renda fixa e alta rentabilidade, investir em debêntures é uma das principais opções. Nesse caso, optar por implementar essa estratégia via securitização garante ainda mais rentabilidade e segurança para a construção do seu patrimônio.