Você sabia que, por meio de uma operação de securitização, é possível conseguir recursos para sua empresa de forma muito mais vantajosa a partir da antecipação de seus recebíveis?

A securitização de recebíveis é uma fonte de captação de recursos que promove suporte para emissão de títulos e converte suas contas a receber em valores que podem ser negociados no mercado. Diferentemente de uma operação de empréstimo, a securitização não acarreta juros e suas taxas de desconto são muito mais atraentes.

Afinal, o que é securitização?
A securitização é um processo em que os ativos de uma empresa são convertidos em títulos mobiliários de modo a permitir sua negociação no mercado financeiro. Ou seja, ativos sem liquidez são modificados para alcançar a liquidez que o negócio precisa.

Esse processo é feito por empresas securitizadoras que compram os direitos creditórios (cheques, boletos, duplicatas) de uma empresa e os transformam em ativos negociáveis, ou seja, em títulos mobiliários.

As securitizadoras não são instituições financeiras, mas empresas enquadradas como Sociedades Anônimas. Para ilustrar, considere o seguinte exemplo:

Digamos que uma empresa tenha vendido um lote de mercadorias que será pago pelo comprador com prazo de 30, 60 e 90 dias. Assim, dentro de um mês, a empresa vai receber apenas 1/3 do valor a que tem direito. No entanto, empresário percebe uma oportunidade imediata que necessita de capital, mas seus recursos estão esgotados. Seus investimentos não podem esperar a liquidação dos pagamentos nas datas do contrato. É aqui que entra a securitizadora.

A empresa compra o direito aos créditos recebíveis e os antecipa à vista, mediante uma taxa de desconto, que equivale à sua remuneração pelos serviços. Com posse dos títulos, a securitizadora pode negociá-lo com outras empresas dispostas a aguardar pela data de vencimento.

Como funciona?
No exemplo dado, fica claro o mecanismo do ponto de vista do empresário que deseja antecipar seus recebíveis. Os créditos que podem ser convertidos pela securitização são cheques, duplicatas, vendas parceladas, contratos, entre outros.

Entenda como funciona o processo de securitização

Na operação de securitização temos três agentes principais:

– a empresa ou cedente: ela precisa antecipar os recebíveis e repassa os direitos creditórios à securitizadora;
– a securitizadora: que compra os direitos creditórios da empresa, emitindo títulos mobiliários que ficarão disponíveis para investidores negociarem. No mercado de investimentos, esses títulos estão presentes de diferentes formas, como Certificados de Recebíveis Imobiliários e Agrícolas (CRI e CRA) e os Fundos de Direitos Creditórios (FIDCs) e Debêntures;
– os investidores: que aplicam seus recursos na securitizadora, aplicando dinheiro nos títulos emitidos por ela, através de debêntures.

Enquanto os tomadores de créditos só podem ser empresas, qualquer pessoa física ou jurídica pode ser um investidor.

Quais os benefícios da securitização?
A securitização traz muitas vantagens à empresa cedente (detentora do crédito), especialmente, se estiver em situação de negativação. Veja só:

– taxas mais vantajosas: uma vez que não se trata de um empréstimo, e sim um dinheiro que já pertence ao negócio, as taxas se tornam muito mais atrativas;
– maior liquidez ao negócio: créditos que seriam recebidos em meses ou anos podem ser depositados à vista para recompor o capital de giro;
– crédito para empresas negativadas: é um dos melhores caminhos, especialmente pelas baixas taxas e ausência de burocracia;
– maior poder de negociação: com um valor das vendas recebido à vista, a empresa ganha mais condições de negociar descontos e prazos com fornecedores.
– terceirização da operação de cobrança: como o título de crédito é cedido para a securitizadora, esta passa a ser também a responsável pela cobrança, permitindo que a empresa detentora do título originalmente, se dedique integralmente ao negócio de forma mais eficiente e menos custosa.

A securitização de recebíveis é uma ótima oportunidade para a empresa expandir suas operações, pagar dívidas e evitar a inadimplência. O que achou da ideia? Sua empresa tem créditos futuros que podem ser antecipados? Faça uma consulta e saiba agora mesmo quanto irá receber!

A Capital Brazil é uma empresa securitizadora com larga experiência no mercado. Invista com quem conhece. Entre em contato com nossa equipe e saiba como você pode investir com segurança e ótima rentabilidade!