Deseja opções de investimentos seguros e com alto rendimento? Então você precisa conhecer as debêntures. Entenda o que são e como funcionam!

Está em busca de investimentos que tragam boa rentabilidade, segurança e ofereçam liquidez para seu patrimônio? Então, você precisa saber mais sobre as debêntures. Com rendimentos muito mais atrativos que as alternativas tradicionais de renda fixa, as debêntures podem se tornar um grande aliado na sua estratégia de diversificação do seu portfólio.

Neste artigo, você vai entender melhor o que são as debêntures, como funcionam e de que forma você pode investir. Vamos lá?

O que são debêntures?

Debêntures são títulos de dívidas de empresas. Seu principal objetivo é a captação de recursos em troca de rendimentos pré-fixados e com vencimentos definidos no momento da compra. Trata-se de uma aplicação de renda fixa, segura e de médio/longo prazo que oferece rentabilidade acima do CDI.

Para entender melhor, imagine a situação de uma empresa que deseja expandir uma filial, mas não tem capital de giro suficiente para isso. Em vez de buscar um empréstimo de um banco, a companhia capta recursos de pessoas interessadas no empreendimento. Para isso, ela emite debêntures – títulos privados – que serão negociadas no mercado de investimentos.

Assim, os investidores estão emprestando para a companhia prosseguir com seu projeto de expansão. Nesse caso, a empresa define os juros que serão pagos aos investidores e a data de pagamento dos proventos. Normalmente, existe uma taxa prefixada acrescida de um indexador, como o CDI. Por se tratar de um empreendimento de grande porte, esses investimentos são de médio a longo prazo.

Quais os tipos de debêntures?

Existem diferentes tipos de debêntures, e é preciso ficar atento para fazer um investimento acertado, pois variam na remuneração, nas garantias e nos riscos envolvidos. Veja só!

Debêntures simples
É o tipo mais tradicional, com rendimentos prefixados, pós-fixados e híbridos. Tem o prazo mínimo de 1 ano e não pode ser convertido em ações.

Debêntures conversíveis
Nesse modelo, as empresas podem converter o crédito pago aos investidores em ações da companhia. Essa escolha caberá ao credor.

Incentivadas
São debêntures cuja proposta traz melhorias para o coletivo. Para auxiliar as empresas a captarem recursos, o governo isenta a debênture de imposto de renda, ou seja, obtêm isenção fiscal. É mais comum em segmentos específicos, relacionados com o desenvolvimento econômico, como obras de infraestrutura em rodovias, saneamento básico, logística, transmissão de energia, entre outros.

Permutáveis
Esse tipo de debêntures permite ao investidor permutar o título em ações de outras companhias, que não são a própria emissora. Existem, no entanto, condições específicas que precisam ser observadas na escritura de emissão.

Como investir em debêntures?

Para investir em debêntures, é preciso abrir uma conta em uma corretora de investimentos ou securitizadora que trabalhe com esse tipo de título. Essa abertura pode ser online e os documentos são enviados via aplicativo ou pelo site da instituição.

Ao escolher investir em debêntures, é possível obter rendimentos acima do CDI. O fator que potencializa a rentabilidade desse modelo é o baixo risco desses títulos. Por isso, o ideal é diversificar sua carteira, elegendo diferentes investimentos com graus de risco variados.