Controlar as contas a pagar é um grande desafio para as empresas hoje em dia. Mas você sabia que existem estratégias que ajudam os negócios a evitarem a inadimplência? Leia o artigo e saiba mais!

A pandemia do coronavírus e a burocracia para conseguir crédito impuseram um grande desafio para empresas de todo o Brasil. A queda nas vendas e a redução no volume de negócio colocou um grande número de empresas sob o risco da inadimplência e de não conseguir honrar seus compromissos em dia. Com as contas atrasadas, muitas empresas enfrentam dificuldades diariamente para desenvolverem seus negócios. Com esse cenário, muitos empresários se sujeitam a juros pesados e a condições desfavoráveis, colocando seus negócios em risco e ampliando ainda mais as dificuldades financeiras.

Apesar deste cenário bastante crítico, é possível adotar algumas estratégias financeiras que podem ajudar o empresário a não se endividar ainda mais, mesmo que sua empresa esteja em situação de negativação. Continue a leitura e saiba mais!

Controle seu fluxo de caixa

Deixar as contas em atraso pode “denunciar” um certo descontrole do fluxo de caixa. Essa ferramenta gerencial registra entradas e saídas de recursos do negócio. Sem esse registro detalhado, é fácil se perder nas contas a pagar e a receber e não ter uma visão clara de como estão as finanças do empreendimento.

Uma maneira adequada é trabalhar com um fluxo de caixa projetado, inserindo futuras transações já esperadas, como impostos, pagamentos de fornecedores e recebimento de vendas a prazo.

Ao acompanhar de perto o relatório gerado pelo fluxo de caixa, você consegue entender qual a liquidez dos seus recursos e determinar o que é preciso para seguir negócio. Dessa forma, o gestor poderá tomar ações estratégicas e realizar movimentos para escoar itens parados no estoque, além de programar seus investimentos ou cortar despesas com mais fundamentos.

Programe seus pagamentos

Muitas empresas entram em situação de inadimplência simplesmente por falta de um sistema de gestão estruturado. Por isso, é fundamental ter um controle rigoroso das contas do negócio. Uma iniciativa é buscar uma solução mais avançada, como um sistema de gestão integrado (ERP) ou sistemas financeiros personalizados para o negócio.

Negocie com fornecedores para evitar a inadimplência

Caso ocorram imprevistos, como despesas extraordinárias ou cancelamentos de contratos, a empresa tem a alternativa de negociar prazos ou melhores condições de pagamento com seus fornecedores. Negocie uma proposta que caiba no orçamento do negócio de acordo com a projeção financeira. Lembre-se que, ao fechar uma negociação, você está entrando em um novo compromisso, que precisa ser cumprido. Caso contrário, você pode perder sua credibilidade e boas parcerias.

Antecipe seus recebíveis

Um dos problemas que podem dificultar o controle do fluxo de caixa e levar à inadimplência são as vendas a prazo. Ou seja, você compra do fornecedor e precisa pagá-lo dentro de 15 ou 20 dias, mas a venda é feita a prazo, e só vai receber o valor em 30 ou 60 dias, por exemplo. Como honrar o compromisso sem ter que recorrer ao crédito rotativo do banco.

Por isso, a antecipação de recebíveis vem como uma solução para recompor seu capital de giro e dar mais fôlego ao negócio. Essa modalidade de crédito apresenta juros muito mais vantajosos para o empresário, visto que o negócio recebe um valor que já lhe pertence, antecipando valores de cheques pré-datados, carnês, cartões de crédito ou duplicatas, por exemplo.

Lidar com o risco da inadimplência e não conseguir pagar as contas do negócio é uma preocupação recorrente em muitas empresas. No entanto, aplicando as melhores práticas de gestão financeira e utilizando alternativas inteligentes de crédito, como a antecipação de recebíveis, é possível resolver esse impasse e promover a saúde financeira do negócio.

A Capital Brazil é uma prestadora de serviços financeiros especializada em fomento mercantil. Entre em contato conosco e antecipe seus recebíveis com quem entende do assunto!