
Pequenos e médios empresários: vocês não precisam continuar pagando altas taxas para manter o CNPJ limpo!
Pequenos e médios empresários: vocês não precisam continuar pagando altas taxas para manter o CNPJ limpo!
Muitas pequenas e médias empresas sofrem com as taxas aplicadas pelos bancos ao tentar levantar capital. Ainda mais quando a empresa está negativada ou com algum tipo de restrição ao crédito. Infelizmente, essa é uma situação corriqueira e que tira o sono de muitos empresários, preocupados em honrar seus compromissos.
Mas você sabia que é possível fugir desses juros abusivos por meio da antecipação de seus recebíveis? Entenda como funciona essa estratégia financeira na prática!
Por medo de se tornarem inadimplentes, é comum encontrar empresas que se sujeitam às taxas abusivas de cheque especial ou entram em financiamentos de longo prazo para honrarem seus compromissos imediatos. Essas práticas podem comprometer recursos e prejudicar ainda mais a saúde financeira do seu negócio.
Neste artigo, você vai entender os riscos financeiros envolvidos nas operações de crédito rotativo e em outras soluções financeiras de concessão de crédito praticada pelos bancos de varejo. Por outro lado, descobrirá como a antecipação de recebíveis pode se tornar uma alternativa vantajosa para levantar recursos de forma rápida e sem burocracia. Acompanhe!
Quais os riscos do cheque especial e outras modalidades de crédito rotativo?
O crédito rotativo é um valor além do saldo da sua conta bancária que fica prontamente disponível para uso imediato e sem que seja necessário fazer nenhuma solicitação. Trata-se de uma modalidade de crédito pré-aprovada e concedida pelos bancos para cobertura emergencial do saldo. Assim, caso sua empresa ‘entre no vermelho’ o banco empresta recursos para o pagamento de despesas dentro do limite pré-estabelecido.
A princípio, essa facilidade pode parecer bastante conveniente. Afinal, os recursos necessários estão disponíveis e pré-aprovados. Porém, essa praticidade traz muitas armadilhas. A primeira delas é a taxa de juros cobrada pela instituição. Em alguns casos, chega a mais de 170% ao ano! Por isso, o cheque especial a modalidade de crédito com taxas de juros mais alta do mercado.
A própria facilidade do crédito rotativo também se torna um problema, uma vez que o tomador passa a recorrer ao limite seguidas vezes, não raro se tornando um hábito. É como se a margem do cheque especial se tornasse parte da renda – quando, na verdade, é um empréstimo (bem caro!).
Por que empréstimos e financiamentos podem ser arriscados para a saúde do seu negócio?
Empréstimos e financiamentos também trazem grandes riscos ao negócio. Essas operações, normalmente vinculadas a contratos de longo prazo, comprometem o fluxo de caixa das empresas. As prestações calculadas com base no prazo e na taxa de juros negociada, contribuem para que a empresa permaneça em situação de endividamento, dificultando crédito em outras ocasiões.
É preciso levar em conta também que, em algumas instituições, além de exigirem bens como garantia, cobram taxas de administração, além de seguros, taxas de avaliação do bem e de registro do contrato, taxas de cadastro, serviços jurídicos entre outros. Isso faz com que o Custo Efetivo Total (CET) se torne muito desvantajoso.
As parcelas de um contrato de empréstimo ou mesmo de financiamento podem trazer muitos transtornos no longo prazo, pois, uma hora ou outra, não será possível sustentar os custos financeiros ou acúmulo de dívidas. Mas você, pequeno e médio empresário, não precisa ficar preso a essas taxas. Existem alternativas mais vantajosas, com taxas de juros bem menores e sem contratos de longo prazo!
Quais as vantagens da antecipação de recebíveis?
A antecipação de recebíveis, operação conhecida por factoring ou desconto de títulos é uma alternativa viável e segura para empresas de todos os portes e segmentos. Sem burocracia e sem consulta ao CNPJ, sua empresa pode descontar títulos de crédito de vencimentos futuros e receber à vista, com total segurança. A operação consiste na antecipação de créditos a receber, como cheques ou duplicatas, na qual a empresa recebe à vista os valores que entraram no fluxo de caixa meses a frente mediante um desconto.
Considerando que a empresa recebe o que já é seu por direito, a antecipação de recebíveis garante ao pequeno e médio empresário diversas vantagens, como:
- menores taxas de juros, especialmente quando comparado a empréstimos, financiamentos e cheque especial;
- maior liquidez para o fluxo de caixa;
- operação de curto prazo que não compromete o orçamento da empresa;
- sem burocracia, seu dinheiro é liberado no mesmo dia.
A Capital Brazil é uma empresa especializada em antecipação de recebíveis e tem se tornado parceira de muitas pequenas e médias empresas. Analisamos seus títulos de crédito e, se tudo estiver certo, seus recursos são liberados em poucas horas. Tudo é rápido e sem complicação!
Quer saber mais sobre a antecipação de recebíveis da Capital Brazil? Entre em contato conosco e faça uma simulação!