
Conheça as modalidades de crédito para empresas negativadas com as menores taxas do mercado
Conseguir crédito quando sua empresa está negativada não é tarefa fácil. Juros altos, garantias abusivas e limites muito restritos – essas são as principais dificuldades das empresas que buscaram crédito em situação de restrição. Felizmente, o mercado oferece alternativas seguras e vantajosas, mesmo para empresas negativadas.
Conheça as principais opções de crédito disponíveis para empresas negativadas e entenda quais apresentam as melhores condições. Acompanhe!
Empréstimos com garantia
Os empréstimos com garantias podem ser mais facilmente concedidos para empresas com restrições de crédito, uma vez que um bem – móvel ou imóvel – fica alienado ao banco. Assim, se não for possível quitar a dívida, a instituição financeira terá uma garantia de segurança para reaver o valor emprestado, mediante liquidação do bem alienado.
Crowdfunding
Nessa modalidade de crédito, a empresa pode reunir crédito com a ajuda de algum público interessado. É geralmente usado por empresas que desejam angariar fundos para financiar projetos específicos.
Todo o processo ocorre pela internet, por meio de um site de crowdfunding. A empresa apresenta o projeto ou a ideia para um público segmentado, informando quanto precisa para concretizar seus planos. Assim, os interessados podem financiar a ideia e, em troca, a empresa que receberá os recursos concederá benefícios ou vantagens em seus produtos e serviços caso o projeto se realize.
Nesse caso, não há garantias de que o montante necessário será levantado. Além disso, é preciso apresentar um projeto que realmente cative os financiadores e os motive a entrar no negócio.
Incentivos do governo
Existem diversos programas do Governo Federal que oferecem aporte financeiro necessário para empresas negativadas. Um exemplo é o Canal MPME, uma plataforma do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que reúne organizações parceiras dispostas a financiar novos empreendimentos. Nesse caso, não é necessária a intermediação de um terceiro, como um banco, para repassar os recursos.
Aporte obtido por meio dos sócios
É verdade que separar o dinheiro pessoal dos recursos da empresa é uma premissa básica de quem quer empreender. Porém, é perfeitamente aceitável que os sócios ajudem o negócio com recursos próprios e suas reservas em épocas de crise.
Nem sempre as empresas conseguem financiar seus projetos por meio de operações com bancos e instituições financeiras. No entanto, é possível que os sócios o consigam com operações realizadas em nome de pessoa física. É muito importante compreender esse formato de crédito como um empréstimo como outro qualquer, e que a empresa terá de devolver ao sócio quando a turbulência passar.
Antecipação de recebíveis
Boa parte do desequilíbrio financeiro das empresas está na falta de um controle rigoroso do fluxo de caixa. Isso inclui o planejamento dos recebíveis. Ou seja, o empresário fez as vendas, mas vai receber daqui a 30, 60 ou 90 dias – às vezes, até mais. Já pensou no que acontece com as obrigações de curto e médio prazos se seus recebimentos acontecem no longo prazo?
Por meio de uma operação de antecipação de recebíveis, é possível receber imediatamente o valor de vendas feitas a prazo. Essa operação é realizada por securitizadoras ou empresas de factoring que compram títulos de crédito recebíveis, como notas promissórias, duplicatas, cheques e parcelas de cartão de crédito.
A grande vantagem dessa modalidade são as taxas de juros muito mais baixas, uma vez que você recebe o dinheiro que já é seu, pois apenas antecipa os valores que só estariam disponíveis no futuro.
Quer saber mais sobre como antecipar seus recebíveis? Então, faça agora mesmo uma simulação e saiba quanto você pode receber ainda hoje por meio dessa operação!