
É possível conseguir empréstimos sem consulta ao CNPJ?
Sempre que uma empresa solicita crédito, a primeira providência do banco ou instituição financeira é conferir a reputação do CNPJ do solicitante. Quando existe alguma restrição por inadimplência, diz-se que o “CNPJ está negativado.”
Nesse contexto, as oportunidades de crédito ficam mais limitadas e menos vantajosas, uma vez que conceder crédito para negativados representa um risco maior para a instituição.
No caso de empresas negativadas, a dificuldade para conseguir crédito no mercado pode ser ainda maior. Porém, existem algumas alternativas de crédito que podem ser muito vantajosas para empresas e que não dependem da análise do CNPJ. O crédito para empresas negativadas é, sim, possível!
Saiba quais são as modalidades de crédito disponíveis para empresas NEGATIVADAS que não exigem consultas ao CNPJ!
Como funciona a análise de crédito para empresas negativadas?
Qualquer pessoa física ou jurídica que solicita crédito em uma instituição financeira passa por uma análise rigorosa. O objetivo é determinar se o solicitante terá condições de pagar as prestações do financiamento. O resultado dessa análise definirá, dentre outras condições, o valor disponível para crédito, a taxa de juros aplicada e até o prazo de pagamento, ou seja, o número máximo de parcelas do contrato.
Para que a análise de crédito de uma empresa seja feita, serão solicitadas algumas informações, como a receita e lucro líquido do negócio – importantes para descobrir se a empresa gera recursos suficientes para arcar com as parcelas. Também são solicitados dados cadastrais, que analisam a situação fiscal da empresa e o score de crédito, que pontua o relacionamento da empresa com o mercado. Muitas dessas informações são conseguidas com uma simples consulta ao CNPJ da empresa.
Assim, com base no cruzamento de todas essas informações, o crédito pode ser aprovado ou não. Quanto melhor a credibilidade e idoneidade da empresa, maiores as chances de obter um crédito com melhores condições de pagamento e menores taxas de juros.
E se a empresa estiver negativada, como fica a concessão de crédito nessa situação?
As instituições financeiras só iniciam as negociações mediante consulta ao Serasa e outras fontes de consulta ao CNPJ para identificar a reputação do credor. Quando existe alguma restrição, as condições costumam ser muito desfavoráveis para o empresário. Entretanto, existem modalidades de obtenção de crédito e levantamento de capital de giro que não exigem garantias.
Antecipação de recebíveis por meio de desconto de duplicatas
O desconto de duplicatas nada mais é do que uma antecipação de recebíveis. A empresa possui títulos de crédito a prazo – como cheques pré-datados, duplicatas, notas promissórias e parcelas de cartão de crédito – e os negocia com uma instituição financeira que os antecipa, mediante uma taxa de desconto. Não se trata, portanto, de um empréstimo ou financiamento, visto que o recurso já pertence à empresa e está apenas sendo antecipado.
Em razão da facilidade da operação, o pagamento costuma ser imediato e sem burocracias que envolvam longos processos ou contratos.
Por que as taxas são tão baixas?
A antecipação de recebíveis é uma operação que negocia um dinheiro que já pertence ao seu negócio. É um recurso de boa procedência e seguro. Desse modo, os valores que seriam recebidos em 30, 60 ou 90 dias são disponibilizados imediatamente. É como se esses recebimentos a prazo se tornassem operações à vista.
Obter crédito pode ser um grande desafio para as empresas negativadas, entretanto, há opções muito vantajosas para negócios em situação de restrição, como é o caso da antecipação de recebíveis.
O que você acha de receber seus pagamentos ainda hoje? Entre em contato conosco e saiba como isso é possível!