
O que pode levar uma empresa a ser negativada? Conheça os tipos de restrições que podem limitar o crédito para pessoas jurídicas
Você conhece os tipos de restrições que podem ser aplicados a pessoas jurídicas? Você sabe por que empresas com restrições financeiras têm dificuldades de obter crédito ou financiamentos?
Uma empresa com restrições pode enfrentar muitas dificuldades comerciais motivadas por uma situação temporária frente à uma crise, contingências de mercado ou mesmo sazonalidade. Quando uma empresa tem seu CNPJ negativado, o acesso ao crédito em instituições financeiras fica limitado e, quando pretendido, se torna desvantajoso na maioria dos casos. Empresas com restrição ficam à mercê de juros abusivos e limites que podem comprometer ainda mais a situação do negócio. Não são raros os casos de empresas negativadas que sofrem ações judiciais e perdem a capacidade financeira por longos períodos.
Mas o que pode fazer a empresa chegar a esse ponto? Conheça as razões mais comuns que levam uma empresa a ser negativada. Aprenda como recuperar o crédito e salvar o seu negócio. Saiba mais!
O que pode levar uma empresa a ser negativada?
Para entender melhor os fatores que provocam uma situação de restrição, é importante enxergar a análise de crédito pelo ponto de vista da instituição financeira que faz essa avaliação.
Quando uma empresa solicita crédito, o agente financeiro avalia uma série de informações para determinar o risco da operação, ou seja, ele quer descobrir as chances de receber de volta o dinheiro que irá emprestar.
É comum que essa análise se baseie em um conceito bastante utilizado entre as empresas do setor financeiro, conhecido como “os 6 C’s do crédito”:
Caráter: o histórico da empresa revela se ela costuma cumprir o pagamento dos seus contratos ou se há uma restrição de crédito por inadimplência. As instituições analisam a idoneidade e reputação da empresa que está pleiteando o crédito.
Capacidade: o empresário tem capacidade de pagar a dívida? A empresa possui volume de vendas ou habilidade para gerar receitas suficientes para saldar suas dívidas?
Capital: existem recursos patrimoniais ou liquidez suficientes para garantir a operação?
Colateral: quais as garantias oferecidas pela empresa ou sócios?
Condições: que variáveis podem afetar a saúde financeira da empresa? Quão comprometidos estão os sócios e administradores?
Coletivo: em que atividade do mercado a empresa atua? Quais os riscos relacionados ao segmento do negócio?
Com base nesses fatores, é possível que algumas condições possam interferir na solicitação de crédito, seja para a aprovação, quanto para a restrição.
Restrição fiscal
Quando a empresa atrasa ou deixa de pagar impostos, taxas e tributos, em qualquer esfera que seja – federal, estadual ou municipal – ela fica com uma restrição fiscal perante os órgãos competentes. Além de sujeita a juros e multas, é possível que o negócio sofra bloqueios de funcionamento, além de restrições ao crédito, não sendo possível realizar operações em bancos públicos em razão da dívida ativa.
Restrição do judiciário
Se a empresa está sofrendo uma ação judicial, principalmente na esfera trabalhista, dificilmente terá seu crédito aprovado. Nesse quesito, a pessoa jurídica perde na análise do fator ligado ao caráter. Para a instituição financiadora, o resultado da ação judicial pode representar um risco para a empresa saldar seu compromisso e pagar a dívida.
Penhora bancária e outras restrições
A penhora bancária ocorre quando uma dívida é consolidada e o poder judiciário emite uma notificação ao banco com instruções para manter um valor na conta bloqueado, ou seja, sob penhora. O cliente poderá movimentar o restante, mas tem parte bloqueada, comprometendo sua capacidade de pagamentos.
Restrição bancária
Pode ocorrer de o solicitante ter uma dívida prévia não paga em alguma outra instituição bancária. Mesmo que ela tenha sido retirada de órgãos de proteção ao crédito, talvez por questões de prazos legais, ela permanece registrada e disponível para consulta de outras instituições bancárias, gerando uma restrição.
Motivos ocultos
A análise feita pelas instituições financeiras é realmente complexa. Os agentes financeiros buscam quaisquer indícios de que a operação de concessão de crédito não será segura. Separações societárias ou mesmo separações matrimoniais são motivos para elevar o risco de uma operação de crédito. Nessas casos, o empresário que busca crédito pode levar a uma negativa.
Empresas com restrições conseguem obter crédito?
Sim, é possível oferecer alternativas de crédito para empresas negativadas. Entretanto, as concessões de empréstimos para negativados são geralmente acompanhadas com cláusulas bastante pesadas e juros impraticáveis, o que torna essa alternativa quase sempre desfavorável.
Por outro lado, há formas viáveis de fomento comercial, como a antecipação de recebíveis. Se a empresa estiver com alguma dessas restrições, ainda assim, ela pode buscar empresas de factoring ou securitizadoras, pois estas financeiras antecipam recursos que já pertencem ao negócio, mediante a taxas de desconto muito mais competitivas e sem a necessidade de consulta ao CNPJ ou quaisquer outras garantias. Mesmo com restrições, empresas podem levantar recursos mediante a antecipação de seus títulos de crédito e receber à vista, sem burocracia.
Sua empresa está negativada, mas tem títulos ou notas fiscais com vencimento futuro? A Capital Brazil pode ajudar no processo de recomposição de seu capital de giro!
Saiba mais sobre como funciona a antecipação de recebíveis! Faça uma simulação e saiba quanto irá receber!