
Riscos financeiros: saiba como prevê-los, analisá-los e evitá-los!
Toda empresa tem riscos financeiros que precisam ser bem controlados a fim de garantir a continuidade dos negócios. Se as ameaças não forem conhecidas, o negócio pode sofrer perdas significativas. Conheça os principais riscos financeiros e aprenda a preveni-los mesmo nas situações mais adversas!
Todo negócio precisa dar atenção aos riscos de sua atividade. Quando o empresário está ciente das ameaças e se prepara para diferentes situações, ele previne prejuízos ao seu capital. Nesse contexto, o objetivo da análise de riscos financeiros é auxiliar na tomada de decisões pelo gestor da companhia de modo a evitar sua exposição ou minimizar os impactos de uma crise sobre as finanças da empresa.
O que são riscos financeiros?
Os riscos financeiros estão relacionados às operações financeiras de um negócio. Toda empresa precisa lidar com isso, seja por situações que ocorrem dentro do ambiente corporativo, seja por questões sociopolíticas. Alguns exemplos são inadimplência, erros na administração do fluxo de caixa, problemas com compliance, danos à imagem, impacto de variação em taxas de juros e câmbio, entre outras.
Quais são os principais tipos de riscos financeiros?
Os riscos financeiros podem ser divididos em quatro categorias: riscos de mercado, riscos de crédito, riscos de liquidez e riscos operacionais. Entenda melhor a que se refere cada um deles!
Riscos de mercado
Oscilações em preços praticados no mercado e em cotações podem representar um risco aos negócios. Uma empresa pode importar insumos ou ter sua matéria-prima baseada no preço do dólar. Dessa forma, a desvalorização da moeda local irá impactar profundamente seu poder de compra e encarecer seus serviços e produtos.
Riscos operacionais
Tratam-se dos riscos relacionados à capacidade da empresa de continuar seus processos de produção, seja por problemas com funcionários e fornecedores, seja por defeitos em equipamentos e sistemas.
Risco de crédito
Os riscos de crédito estão relacionados à inadimplência, ou seja, de não receber um pagamento a que tinha direito, ou de isso ser feito em atraso. Por isso, as instituições financeiras avaliam empresas e consumidores para tentar determinar o potencial de assumir o compromisso. O comércio e a indústria em geral são os setores mais sujeitos a esse risco, uma vez que fazem vendas a prazo. Muitas pequenas empresas fazem vendas por cheques pré-datados ou boletos, o que aumenta sua exposição ao risco de crédito.
Risco de liquidez
Liquidez é um conceito ligado à disponibilidade imediata de recursos. Assim, esse risco se refere à falta de capacidade da empresa – falta de recursos -para honrar o pagamento das despesas. Muitas vezes, o mau gerenciamento de vendas a prazo é a principal causa desse problema. Em outras palavras, o negócio não prevê de forma exata a combinação entre entrada dos valores no caixa e os pagamentos que devem ser feitos. Esse é um tipo de risco financeiro que pode ser solucionado por meio de uma operação de antecipação de títulos. Nessa estratégia, a empresa antecipa seus créditos recebíveis, isto é, todos os valores a prazo, em troca de capital à vista, com liquidez imediata.
Gerenciar corretamente os riscos financeiros do negócio é uma das chaves para o crescimento do negócio, mas também para contribuir para a sua consolidação no mercado, apesar das adversidades que acometem qualquer empresa.
Não perca oportunidades por falta de capital de giro! Antecipe seus recebíveis e recomponha seu caixa de forma segura.
Conheça a Capital Brazil, sua parceira estratégica para o desenvolvimento do seu negócio.
Tem títulos para receber? Faça uma simulação de antecipação sem compromisso!